18/04/2009

Fórum Educação



Veja aqui os vídeos das intervenções na sessão "Educação: pela exigência, o mérito e o direito de escolha"

1 comentário:

the skipper disse...

Esteve muito boa esta reflexão do PSD pela Educação, atrever-me-ia até a dizer que é o PSD no seu melhor.

Menos como um contributo positivo mas mais como um desabafo, o Ministério da Educação foi chumbado, quer pelos simpatizantes do PSD quer pelo país.

Das intervenções se denota que, mais uma vez, estamos na dependência de burocratas centralistas e desconhecedores da realidade. É assim na Educação como em todas as outras áreas de intervenção do Estado, actualmente.

Choca-me a gestão que foi feita do processo de avaliação dos professores (e não sou professora). Enfatizam-se os mais mesquinhos sentimentos portugueses que culminam num "se eu tenho que trabalhar muito e em más condições porque é que os outros não têm que o fazer". Achincalham-se as dignidades e os brios profissionais. Não é um bom caminho para Portugal, que deveria estar preocupado em melhorar o que está mal e não em piorar o que está é um bocadinho melhor que o comum. Os professores, pela importância da sua função social, devem ser valorizados e motivados, dentro das condições possíveis. Não quero com isto dizer que devam ser colocados em pedestais mas é, claramente, uma das profissões mais nobres numa sociedade que se quer livre, culta e produtiva.