09/04/2009

Reflexão de Isabel Gomes - Professora Titular do Ensino Secundário - Porto

Sou professora titular. Comecei a ensinar há 33 anos. Estou numa escola do centro da cidade há 27 anos.

Quando comecei, as escolas estavam mal apetrechadas, não havia computadores, muito menos Magalhães, os Laboratórios eram insuficientes (obrigando as turmas a usarem um sistema rotativo para todos poderem efectuar as suas experiências), mas havia ordem nos recreios, funcionários suficientes para vigiarem os alunos, as salas, os equipamentos, ajudarem os professores a cumprir a missão para a qual tinham sido contratados.

Hoje, os funcionários reformam-se e não são substituídos. Os doentes metem baixa e o seu lugar fica vazio.

O pessoal auxiliar é manifestamente insuficiente. Ninguém vigia os recreios onde os alunos têm tempo para efectuarem todas as acções de vandalismo que pretenderem, para se agredirem, para exercerem acções de Bulling sobre os mais vulneráveis, para pintarem muros e escrever palavrões nas paredes.....

Há dinheiro para escolas novas, para portáteis para todos, mas não se vê o mínimo investimento em recursos humanos.

A violência nas escolas aumentou em 2008? Pois há-de continuar a aumentar e muito se não se tomarem medidas preventivas e de uma vigilância mais apertada. É mais fácil prevenir do que remediar!

Mas, de facto, o Ministério porventura até tem razão. Para quê apanhar um aluno em flagrante a prevaricar se com o Novo Estatuto do Aluno este é o pequeno reizinho das escolas a quem quase tudo é permitido.

Sem comentários: