07/04/2009

Estatuto do Aluno no ensino secundário: Reflexão de Maria Soares, Professora do Ensino Secundário - Porto

Quem teve a ideia louca dos Planos de Recuperação não tem noção do que é uma escola e não defende valores como a honestidadee a responsabilidade. Os alunos que faltam sem justificação deviam ser excluídos por excesso de faltas e encaminhados para oensino profissional.

Com esta e outras medidas do género, todas numa política de facilitismo, o ensino oficial está a degradar-se completamente. Onível de exigência de hoje não tem nada a ver com o de há dez anos atrás. Os alunos podem chegar ao décimo ano sem nunca teremestudado (sem esforço) e sem saberem estar numa sala de aula. É a Escola da mediocridade.

O choque com o 10º ano é violento e grande parte fica para trás. Os bons alunos são os grandes prejudicados. Os professores nãotêm tempo para investir nesses alunos.

Dou aulas há 30 anos, os meus filhos estiveram todos no ensino oficial mas os meus netos, infelizmente, terão de ir para colégios.

A escola oficial está a transformar-se numa fraude.

Escola inclusiva! Inclusiva para quem? Para os “baldas” e irresponsáveis?! É nisso que o Ministério está a transformar a Escola Pública.Num local onde a irresponsabilidade é premiada.

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