O combate ao desemprego exige estratégicas reactivas e proactivas. Como estratégia reactiva evidencia-se o lógico e justo apoio social a quem perdeu o seu posto de trabalho e como estratégia proactiva fundamental deve o Governo auscultar tanto os representantes dos trabalhadores como as mentes mais iluminadas (sociólogos, politólogos economistas e gestores com curricula brilhantes) para conseguir ter uma percepção da evolução sócio-económica e política da Nação no médio/longo prazo e poder assim definir um conjunto de políticas para antecipar certas contrariedades que venham a acontecer ou para fomentar o efeito de oportunidades que possam vir a ser descobertas. Deixo-vos aqui um exemplo de uma análise feita há dias em conversa com pessoas amigas: considerámos bem possível que a justificação do Governo de José Sócrates andar a SUBSIDIAR computadores para os alunos e a apetrechar TODAS as escolas com ligações Internet será para daqui a uns anos acabar com as aulas presenciais com professor e pôr os alunos a ter aulas por sistema de vídeo-conferência (isto já anda a ser experimentado segundo já vi na TV). Se tal coisa vier a ser implementada será causa de desemprego para milhares e da morte da função principal da Escola que é a educação/formação e socialização da pessoa humana. Termino com uma ideia do Dr Henrique Medina Carreira que subscrevo: os computadores dão-se às crianças depois destas aprenderem a ler, escrever e interpretar; nunca antes.
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O combate ao desemprego exige estratégicas reactivas e proactivas. Como estratégia reactiva evidencia-se o lógico e justo apoio social a quem perdeu o seu posto de trabalho e como estratégia proactiva fundamental deve o Governo auscultar tanto os representantes dos trabalhadores como as mentes mais iluminadas (sociólogos, politólogos economistas e gestores com curricula brilhantes) para conseguir ter uma percepção da evolução sócio-económica e política da Nação no médio/longo prazo e poder assim definir um conjunto de políticas para antecipar certas contrariedades que venham a acontecer ou para fomentar o efeito de oportunidades que possam vir a ser descobertas.
Deixo-vos aqui um exemplo de uma análise feita há dias em conversa com pessoas amigas: considerámos bem possível que a justificação do Governo de José Sócrates andar a SUBSIDIAR computadores para os alunos e a apetrechar TODAS as escolas com ligações Internet será para daqui a uns anos acabar com as aulas presenciais com professor e pôr os alunos a ter aulas por sistema de vídeo-conferência (isto já anda a ser experimentado segundo já vi na TV).
Se tal coisa vier a ser implementada será causa de desemprego para milhares e da morte da função principal da Escola que é a educação/formação e socialização da pessoa humana. Termino com uma ideia do Dr Henrique Medina Carreira que subscrevo: os computadores dão-se às crianças depois destas aprenderem a ler, escrever e interpretar; nunca antes.
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